quarta-feira, 20 de maio de 2009

GRAND PRIX DE MÔNACO 2009 - MONTE CARLO

Profundas mudanças técnicas impostas pela FIA nesta ano de 2009 na Formula 1, e também pelo consenso de todos as equipes em reduzir seus gastos, seja com futilidades, seja com desenvolvimento dos bólidos. As principais mudanças que os carros apresentam ficam por conta das novas limitações aerodinâmicas impostas pela FIA, são a remoção de todos os auxílios aerodinâmicos, bem como o redesenho de ambas as asas (dianteira e traseira), com o intuito de facilitar as ultrapassagens em pista. O resultado deste trabalho ainda gera controvérsias relativas à nova estética dos modelos, entretanto, os pilotos já relataram a facilidade de “seguir”o carro da frente, mesmo com modelos híbridos.Outra grande novidade é o retorno dos pneus slicks, que estavam fora desde 1998. Estes novos compostos, fabricados pela Bridgestone, oferecem mais aderência que os pneus usados em 2008. Nos testes de inverno, os novos compostos se mostraram até 3 segundos mais rápidos por volta, tendo como referência o F1 com as especificações técnicas de 2008.A Grande revolução tecnológica de 2009 se refere ao KERS, sigla em inglês para “Sistema de Recuperação de Energia Cinética”. Este aparato funciona como um motor elétrico auxiliar do carro e seu funcionamento é relativamente complexo. Basicamente, um sistema de sensores transforma o calor gerado pelos discos de freio em energia elétrica, esta energia então é armazenada em um conjunto de baterias localizado abaixo do tanque de combustível do carro, e com o acionamento do piloto, esta energia é então levada a um motor elétrico ligado ao eixo de transmissão do carro, fazendo assim com que o bólido ganhe durante alguns segundos, até 80 cavalos de potência a mais do que só o motor geraria.Os motores também sofrerão na temporada 2009, apesar de serem limitados à “apenas”18,000rpm (contra 19,000 de 2008), agora eles terão de durar três corridas, contra duas do último ano. As especificações técnicas dos mesmos continuam congeladas, apenas a Renault obteve autorização da FIA e dos outros times para equalizar a potência de seus motores às unidades fabricadas pela Mercedes, Ferrari, BMW e Toyota.Na área de redução de custos, todos os testes de pista estão proibidos durante a temporada de corridas, fazendo assim com que os treinamentos de sextas-feiras sejam utilizados para os fins de testes e desenvolvimento. Já nas fábricas, os túneis de vento serão limitados a trabalhar apenas oito horas por dia, bem como os modelos podem ter apenas 60% do tamanho de um F1, e a velocidade do vento não pode mais ultrapassar os 50 metros por segundo.Ainda estão em estudos outras regras drásticas, como a adoção das unidades padronizadas de KERS, transmissão e motor: esta última sendo a mais polêmica.As mudanças são muitas, mudaram a cara, e ainda mudarão muito do jeito de ser da Fórmula 1, mas o espírito de competitividade, de superação de limites está totalmente renovado. É uma nova Fórmula 1. Circuito: De 21 à 24 de Maio de 2009
FORMULA 1 GRAND PRIX DE MONACO 2009
Número de voltas: 78
Tamanho do Circuito: 3.340 km
Distância da Corrida: 260.520 km
Volta Recorde: 1:14.439 - M Schumacher (2004)
Treino Livre 1: Quinta-Feira 21/05/09 05:00hrs
Treino Livre 2: Quinta-Feira 21/05/09 09:00hrs
Treino Livre 3: Sábado 23/05/09 06:00hrs
Classificação: Sábado 23/05/09 09:00hrs
Corrida: Domingo 24/05/09 09:00hrs Fonte e Fotos: Blog Adrenalina

Nenhum comentário: