


Semana de Fórmula 1 , para quem gosta, o início de temporada é sempre cheia de expectativas, de como as máquinas , pilotos enfim as equipes se comportarão. A novidade do momento e nem tanta, é Ross Brawn, a frente de sua própria escuderia (ex Honda) a BRAWN GP, será o gênio de 2009 ? Não se pode em nenhum momento esquecer a competência de Ross, pois sete carros campeões do mundo levam a sua assinatura, foram dois mundiais pela Benetton ano de 93 e 94 e cinco com a Ferrari de 2000 a 2004, em todos eles o piloto campeão foi Schumacher. A pré temporada mostrou a capacidade de Brawn com seu novo bolido, bem como se tem a sensação de ter um campeonato cheios de alternativas e mais equilibrado. Nesta quinta, horário de Brasília (22:30 horas) os motores roncaram em Melbourne no primeiro treino livre do GP da Austrália. O BGP001 , que seria o Honda RA1009, foi inteiramente projetado sob os cuidados de Brawn, até agora foi o mais confiável e rápido deixando a McLaren e Ferrari comendo poeira. O novo regulamento: houve uma radical mudança na configuração aerodinâmica dos carros, de modo a facilitar as ultrapassagens. Explica-se: os F1 tinham tantos chifres e penduricalhos na carenagem que o ar atrás deles ficava “sujo”, causando tanta turbulência que dificultava muito que os adversários conseguissem se aproximar a ponto de pegar o vácuo e tentar a ultrapassagem. Agora, com os carros mais “limpos”, o ar atrás deles também se limpa. Ainda visando resolver o problema, os aerofólios traseiros ficaram mais altos e estreitos, de modo a causar menos turbulência, enquanto os spoilers dianteiros ficaram mais largos e baixos, aumentando a aderência na parte frontal e permitindo a aproximação. Além disso, os pneus agora são slick, isto é, totalmente lisos, fazendo o carro ficar mais grudado no asfalto. A precocidade: com todas essas mudanças, os carros para 2009 começaram praticamente do zero, em termos de aerodinâmica e suspensões. Ross Brawn, quando viu que o modelo RA108 da Honda era um fracasso e não teria conserto (quando ele entrou para a equipe, o projeto estava praticamente pronto), resolveu abandoná-lo e partir logo para a concepção do modelo 2009. Isto aconteceu em maio. Enquanto Ferrari e McLaren, por exemplo, gastavam fosfato e horas de túnel de vento para aperfeiçoar seus modelos 2008, em função da feroz disputa pelo campeonato, a então Honda já se dedicava ao carro adequado ao novo regulamento. Se o carro está fora do regulamento ou se usou algum golpe na pré-temporada, é difícil de afirmar. Rubinho garante que conferiu tudo e que o bólido da Brawn é bão mesmo. Vamos lembrar que desde o primeiro treino o BGP 001 mostrou-se rápido e confiável. Não faria sentido a equipe começar os testes usando truques, porque sendo a primeira vez que o modelo ia para a pista, era preciso avaliar seu comportamento corretamente. Se quisessem fazer alguma maracutaia, teriam que fazê-lo depois de conhecer o verdadeiro potencial do protótipo, certo? Certo. Mas a mão no fogo eu não ponho por nenhum chefe de equipe da Fórmula 1, nem usando uma luva de nomex, aquele tecido anti-chama de que são feitos os trajes dos pilotos...E a McLaren, errou mesmo no projeto ou está blefando? E a Ferrari, está menos confiável que no ano passado? A Williams e a Toyota podem surpreender? Será que teremos Massa e Rubinho (n.º 21) disputando as primeiras posições? E Alonso, como fica? Dentro de 2 dias, teremos todas as respostas.
Fonte e Fotos: Ney Alencar Jornal O Debate
Nenhum comentário:
Postar um comentário