sexta-feira, 11 de julho de 2008

Não ( importância de dizer)



Já dizia William Shakespeare: “Os homens de poucas palavras são os melhores”.Levando isso em consideração, gostaria de entender por que de todas as dificuldades que as pessoas tem a maior, mais complexa, difícil de conviver e de praticar é a de dizer a pequena palavra NÃO.
Acho que principalmente porque o NÃO tem fama de egoísta e maldito, mas não posso deixar de citar que associado a isso existe a dificuldade que o ser humano tem em se posicionar, devido a tendência de querer agradar e estar sempre de bem com o outro (seja lá quem for o outro: pai, mãe, irmã(o), namorado(a), amigo(a)…). Sem dúvida a omissão do não, nos proporciona sensação de sermos generosos, compreensivos e educados. Mas o fato de ignorá-lo quando tem que ser dito, pode refletir em consequências muito ruins.
Dizer não, não é ser egoísta ou injusto. Dizer não, é uma forma de pensar, de agir, de colocar em prática alguns dos nossos limites, e saber estabelecer limites é sinalizar quem você é, quais seus valores e objetivos, e isso é fundamental para a manutenção das dificuldades nos relacionamentos, no trabalho, e onde quer que seja.
Pense bem…
Ao ceder sempre vc acaba abrindo mão de suas preferências e perdendo sua individualidade. E há momentos que - ao dizer “sim” para os outros, você pode estar dizendo “não” para si mesmo …
Postado por Dalila - SuperOpinião

Nenhum comentário: