quarta-feira, 23 de julho de 2008

James Bond - 007

Com sua inteligência mordaz e estilo impecável, James Bond vem desafiando a morte e arruinando planos de lunáticos megalomaníacos há mais de 50 anos, sempre a serviço da Rainha e de seu país. Desde sua primeira aparição, em um romance de 1953, até se tornar uma das franquias de maior sucesso da história do cinema, Bond viajou para mais locais exóticos, namorou mais mulheres, escapou de mais armadilhas mortais e salvou o mundo mais vezes do que qualquer outro agente secreto, real ou de ficção.
Muito da vida anterior de James Bond permanece sombrio, o que é conveniente a um agente secreto. Não se tem idéia nem mesmo sobre a data de seu nascimento - as primeiras possibilidades sugeriam várias datas na década de 1920, o que implica que as histórias atuais na verdade são eventos de décadas passadas. Seu pai, um escocês, trabalhava para um fabricante de armas inglês e foi morto enquanto escalava montanhas com a mãe de Bond, que era suíça. James tinha apenas 11 anos na época. O órfão estudou em várias escolas de prestígio antes de se alistar na Marinha Real durante a Segunda Guerra Mundial, na qual ascendeu ao posto de comandante. Após a Guerra, ele entrou para o Serviço Secreto de Inteligência Britânico - o bond. (em inglês), também conhecido com MI6, uma abreviação em inglês de Sexta Divisão do Diretório da Inteligência Militar. Suas duas primeiras tarefas foram assassinatos, que deram a ele sua designação permanente de agente "00", um agente que tem licença para matar em serviço. E como era o sétimo agente com essa designação, tornou-se o Agente 007.
Bond não é um mero soldado de infantaria. Suas missões secretas o levam para lugares exóticos que incluem ilhas vulcânicas , Las Vegas, Paris, Índia, Azerbaijão, Tóquio e até uma estação espacial em órbita. Ele costuma operar com outra identidade, sendo que a mais comum é a de representante da Universal Exports. Seu charme e carisma são reforçados por seu gosto por ternos finos, carros velozes e sua bebida registrada: martini seco batido, não mexido. As missões de Bond o colocam em contato tanto com figuras sofisticadas da elite como com sujeitos que vivem na marginalidade. Nas duas situações, ele repetidamente demonstrou (e superou) seu único ponto fraco verdadeiro: não consegue resistir a uma linda mulher.
Embora Bond seja um atleta nato e bem treinado em marciais, ele não precisa depender somente de sua inteligência e forma física. O Escritório Q do MI6 sempre fornece dispositivos úteis a 007, normalmente na forma de um objeto comum que oculta um explosivo, uma arma ou outro item essencial. Ele também possui acesso a veículos experimentais totalmente modificados e costuma levar um dispositivo de fuga ou um meio de se comunicar com seus contatos caso haja uma emergência. E por fim, quando todo o resto falha, ele pode usar o revólver Walther PPK .32 que guarda em seu coldre de ombro (embora não faça ressalvas a outras armas, se for necessário usá-las).
As missões de Bond variam enormemente, mas uma coisa sempre permanece: o MI6 o coloca em ação quando nada mais importa a não ser realizar a tarefa. Bond é considerado um "instrumento cego" da Coroa, alguém capaz de completar missões difíceis independentemente das conseqüências políticas, financeiras ou pessoais. Quando o destino do mundo está em jogo, seus superiores sabem que ele não pode perder tempo se preocupando em não ofender um embaixador ou mesmo explodir uma embaixada.
Será que houve mais de um James Bond? Isso certamente ajudaria a explicar sua aparência jovial após todas essas décadas........

Nenhum comentário: