OBRIGADO, ELES VOLTARAM MAIS COMPETENTES
No final do ano de 2007 vivenciamos um fato novo e muito alarmado pela mídia americana: a volta, em massa de imigrantes brasileiros ao Brasil.
Estimulados pela desmotivação frente ao valor do dólar, poucas possibilidades de legalização e a crise nos EUA, milhares de compatriotas voltaram ao Brasil, mas, eles estavam preparados para isso?
Voltar ao Brasil é decisão tão ou mais importante do que vir para a América. Se readaptar ao Brasil, depois de anos nos Estados Unidos, é tarefa difícil e complexa e esquecer os EUA é missão quase impossível.
O imigrante brasileiro pode até ir embora, mas nunca deixará de carregar consigo a marca da imigração, um símbolo de coragem e adaptação e talvez, de impulso.
Muitos brasileiros já estão comprando passagens de volta ao Brasil. O fracasso da lei de imigração e a queda contínua do dólar são os principais fatores que estão levando o imigrante de volta para casa.
A lei de imigração seria um fator que realmente manteria o brasileiro em terras estadounidenses, como não passou, o resultado foi um desencanto generalizado com os Estados Unidos. A economia interna também não apresenta nenhum incentivo para que o imigrante continue no país (ficam os que estão esperando a finalização de processos iniciados em 2001 e os que se adaptaram ao American way of life, o jeito de viver dos norte-americanos).
Soma-se a tudo isso a pressão maior para que o imigrante regularize sua situação ou saia do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário